Lição de História

24 setembro, 08:32

As notícias de ontem me fizeram lembrar da confusão na praia e eu acabei tendo pesadelos com o tiroteio e não consegui dormir cedo, o que me “forçou” a assistir ao jornal da madrugada. Quase perdi o resto do sono.

“Casos de violência pública foram registrados na Itália”, com direito a imagens ao vivo e tudo mais. O incêndio na porta da biblioteca foi particularmente interessante. Mais alguém viu?

E por que isso está acontecendo? A Itália não está num período de prosperidade?
Bem, graças a um relato fictício de 1800 e pouco, os italianos estão se revoltando contra o governo com medo de que, por causa da “pandemia” de Gripe Suína, se repitam as atrocidades perpetradas durante o surto de peste bubônica naquele país.
Em 1630.

Alguém que ainda não foi identificado -e que eu creio faça parte de uma organização terrorista- saiu espalhando “cópias preparadas” de I Promessi Sposi contendo apenas as partes mais gráficas, que mostra os castigos para os que eram picados por pulgas, incluindo prisão domiciliar, emparedamento e a boa e velha fogueira.

Na Idade Média ninguém sabia sobre transmissão de doenças.
Duzentos anos depois alguém escreve um romance usando a epidemia como cenário.
Mais duzentos anos depois, outrem resolve espalhar uma edição montada para maior impacto de um relato fictício/embelezado de algo que teria acontecido dois séculos antes deste ser escrito. E as pessoas acreditam!

Por enquanto estão só protestando nas ruas e fazendo greves -que muitos acreditam ser incentivadas pela Máfia-, mas basta um agitador mais veemente para quebrar o equilíbrio e pender a balança para o lado da desordem completa, como o incendiário da biblioteca tentou fazer.

O mundo está mesmo indo para o saco…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: