E.T. na linha

7 outubro, 10:31

Eu sempre tive uma relação meio esquizofrênica com o conceito de busca por alienígenas. Por um lado, achava totalmente inútil, estatisticamente impossível e um desperdício de dinheiro. Por outro, como diz o ditado, só ganha quem aposta. E, no fim das contas, o dinheiro gasto não era o meu.
E parece que eles finalmente acharam alguma coisa.

Segundo um blogue voltado pra astronomia que eu frequento, o Instituto para a Busca por Inteligência Extraterrestre –que varre os céus há quase 50 anos em busca de sinais da existência de vida tecnológica além da nossa- achou algo que pode ser significativo.

Enquanto escrevo isto ainda não há confirmação pois a descoberta foi feita menos de cinco horas atrás, mas a suspeita é forte e o Instituto, eu entendo, mandou seus dados para universidades –Berkeley e Harvard, que contam com programas semelhantes- que podem ajudar a validar o resultado através de observações próprias.

Em caso positivo, tudo será mandado para o Instituto Italiano de Radioastronomia -único lugar fora dos EUA onde atividade semelhante se dá- que, achando o mesmo sinal na mesma frequência no mesmo ponto do céu, confirmará de uma vez incontestavelmente que uma civilização não-humana está transmitindo.
O próximo passo lógico será a tradução da “mensagem”, entre aspas porque nem tudo que é transmitido é necessariamente uma mensagem. Pode ser apenas um artefato que por acaso produz naturalmente ondas de rádio muito fortes.
Ou até um gigante forno de micro-ondas com um forte desvio para o vermelho.

Mas até lá, ainda podem se passar dias ou até anos, pois o sinal pode estar num planeta girando ao redor de uma estrela e acabar escondido –ou ofuscado- por ela por muito tempo.

Só nos resta esperar. Literalmente.

Anúncios

2 Respostas to “E.T. na linha”


  1. […] eu disse semana passada, astrônomos acharam um sinal de rádio proveniente de um outro planeta e há uma forte suspeita de […]


  2. […] das agências de busca por vida extra-terrestre onde elas mostram como podem ter certeza de que o sinal captado semana passada é realmente uma espécie de comunicação, quase certamente uma […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: