Baleias e poluentes

15 outubro, 17:04

Eu soube agora, quinze minutos antes de ir para casa, que uma baleia apareceu morta numa praia aqui perto.
Esse fato não é tão comum aqui mas também não é raro o suficiente para a notícia virar onipresente nos primeiros vinte minutos. Infelizmente.

Temos pelo menos duas carcaças de cetáceos por ano nas praias que circundam minha cidade, então a de hoje foi apenas “mais uma”.

O que no entanto virou notícia foi a existência de uma nova lei de segurança pública que diz que todo cadáver de baleia tem que ser tratado como lixo tóxico, devido à altíssima concentração de toxinas perigosas que um animal daquele porte acumula durante sua longa vida ao retirar seu alimento diretamente do mar.

A baleia apareceu morta de manhã cedinho e está até agora na areia da praia porque nós temos a lei mas não temos equipamento, planejamento ou sequer condições de retirar um bicho tão grande com todos os cuidados necessários.

Duas coisas eu tiro desse acontecimento; primeiro, se o mar está tão cheio de lixo assim que é necessário uma lei para evitar que um mamífero marinho gigante contamine nossas praias com seus corpos putrefatos, por que ainda podemos pescar? Conheço várias pessoas que nasceram e se criaram em vilas de pescadores e comem muito pouco além de peixes e mariscos. Eles estão tendo algum tipo de assistência ou essa lei não vale para eles?

E, segundo, se a lei existe para evitar que a areia da praia seja contaminada e por sua vez contamine os banhistas que a frequentam, por que a baleia morta ainda está lá, doze horas depois de aparecer?
E por que as centenas de pessoas que estão ao redor do cadáver testemunhando a ineficácia do poder público em lidar com suas próprias regras ainda não foram retiradas do local?

Apesar de estar confortavelmente desfrutando do ar-condicionado do meu escritório, recebi uma foto-mensagem de um amigo meu que está na praia neste momento e pediu para outro espectador bater uma foto sua abraçando o animal.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: